minha cidade precisa de... Headline Animator

16 de nov. de 2011

Pintor da Igreja de Bocaina

Continuando entre o fim do século XIX e o início do XX, aí vai um video (do youtube) que mostra várias obras do consagrado pintor brasileiro Benedito Calixto de Jesus

Nasceu em 14 de outubro de 1853 em Itanhaém (SP) e faleceu  em 31 de maio de 1927 em São Paulo. Foi  pintor, desenhista, professor e historiador. Em 1882 recebe uma bolsa para estudar em Paris. Lá frequenta o ateliê do mestre Rafaelli e a Academia Julian.

Suas principais obras sacras são as da Igreja Matriz São João Batista, de Bocaina. Mas tem outras obras do mesmo gênero na Catedral de Santos, na Bolsa do Café (Santos), no Palácio Cardinalício do Rio de Janeiro e na Igreja de Santa Cecília em São Paulo. Hoje, o gênero no qual se considera que ele mais se destacou é no das pinturas portuárias e litorâneas. Foi um artista muito produtivo.

Existe uma exposição permanente sobre a vida e a obra de Benedito Calixto no Museu da "Estação Cultura" na Estação de São Carlos em São Carlos (SP). Fecham a exposição 8 afrescos do pintor, feitos por encomenda para as paredes da antiga sede do Bispado.

Conhecer a obra de Benedito Calixto ajuda a entendermos o espírito da época, a cultura que nos foi legada e porquê é importante zelar por esse patrimônio. Estas e outras informações sobre o pintor em:



2 comentários: