minha cidade precisa de... Headline Animator

3 de nov de 2011

Novas Fotos do Restauro do Senador

A arquiteta Thais Cruz acabou de me enviar fotos inéditas do restauno da EMEF Senador Carlos José Botelho. Thais trabalhou no restauro da escola e disse ter ficado muito feliz em ter colaborado para a preservação desse patrimônio estadual.

Arq. Thais Cruz, membro da equipe de restauradores
e autora das fotos aqui mostradas.
Ela contou que ficou muito satisfeita com o resultado do trabalho e aperfeiçoou seu conhecimento durante a realização de determinadas técnicas

Uma das técnicas empregadas foi a estratigrafia: investigação para descobrir onde possivelmente existiu pintura parietal (pintura parietal = pintura nas paredes).


Outra técnica foi a das prospecções: investigação de quantas camadas de pintura há na parede, quais as cores, quais as pinturas originais etc. (os termos estratigrafia e prospecção são usados também em geologia).


Pinturas acabadas e amostra da antiga
pintura original  (usada como base para
o restauro) 
Depois da fase de estudo (estratigrafia e prospecção), a equipe de restauro construiu os moldes e refez as pinturas. 


Thais trabalhando numa pintura.












Todo o procedimento de recuperação das pinturas exigiu rigor e paciência. Mas, apesar do tempo exigido nesse tipo de trabalho, o resultado valeu a pena.


Arq. Lygia, seu Zico e Thais.
Thais se lembra de um ex-aluno - o seu Zico - que fez questão de acompanhar as atividades da equipe de restauro. 


Enquanto ele observava o trabalho, ele contava como era a escola no tempo em que ele estudou lá e disse estar satisfeito de ver que "a escola voltou a ficar bonita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário