minha cidade precisa de... Headline Animator

9 de nov. de 2011

Pós remodelação da Av. da Saudade

Que pena!...
Em setembro de 2011, quando o blog do Ronco publicou o texto "Remodelação da Avenida da Saudade: Oportunidade, Patrimônio e Futuro", as obras na Avenida ainda não tinham começado.

Hoje a obra já acabou e - como é de hábito - nós nos damos por satisfeitos porque, afinal, o asfalto é novo.


Sim, o asfalto é novo, mas... E a melhoria das condições para os pedestres e os ciclistas? E a arborização urbana? E o patrimônio municipal? Perdemos uma oportunidade?


Aliás, foi só tocar no assunto "patrimônio" e "árvores": um belo dia, são divulgadas as fotos da fachada da capela toda danificada e as árvores cortadas! Que decepção! Outra pergunta: a capela e as árvores não foram localizadas no projeto antes do início das obras?


Capela e árvores, antes e depois das obras na Av. Da Saudade. 

Projeto de uma avenida, em corte e em escala.
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=589794
Perspectiva de um projeto de avenida, com arborização e espaço para pedestres.  Fonte:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=16949381 
E a vida continua... 
("Dourado" aqui pode ser substituído por "Ribeirão Bonito", "Bocaina" etc.)

"É assim mesmo", "Dourado é pequena", "Dourado não tem dinheiro", "é melhor não falar nada", "ninguém está interessado", "os vândalos destroem todas as melhorias", "é melhor isso do que nada" e por aí vai... Alguém aí já pensou assim? Eu já... 

Exemplo de projeto de ciclovia em conjunto com o trânsito.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-poe-onibus-e-bicicleta-na-mesma-faixa,627574,0.htm
Será que um dia a coisa muda?
Ao mesmo tempo, eu também me pergunto: Pensamentos menos "acomodados" levariam a cidade para uma situação melhor? A responsabilidade seria de todo mundo? Faltaria comunicação entre a administração e as pessoas? Poderíamos discutir os problemas, num sentido construtivo?
Tudo depende...

2 comentários:

  1. Que tristeza Luciana! Que tristeza em passar pela Capela e ver a falta das árvores frondosas. Que sombra magnífica que elas nos proporcionavam. Por que fizeram isso meu Deus. Não havia a menor necessidade em ganhar 30 centímetros de asfalto. Que administração é essa que retira dos canteiros os coqueiros e deixam morrer por falta d'água. Que administração é essa que corta 3 das mais belas árvores da cidade. Vejo isso com muita tristeza. No jardim das flores no ano passado cortaram um flanboiã pr qu estava derrubando muitas folhas. É assim que estão fazendo com a nossa querida Dourado. Tem calçada que ficou com menos espaço que o exigido, e os cadeirantes? Que pena Luciana!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Madalena... é pena mesmo. Mas acredito que as coisas vão caminhar para melhor. As pessoas estão manifestando seus pontos de vista e isso pode evitar certos equívocos, como o corte de árvores etc etc...

    ResponderExcluir