A internet é realmente útil! Não sei se o assunto é conhecido de todos mas, em todo caso, eu não sabia nada sobre o pintor e nem sobre as pinturas da Igreja Matriz de Dourado. Descobri informações interessantes no site http://paulovic.zoqui.com/.
Nesse site existem mais informações e imagens de interesse.
Francisco Paulovic - o autor das pinturas da igreja - nasceu em Postojna (Eslovênia) em 29 de outubro de 1892. Estudou pintura e escultura na Escola Superior de Artes Aplicadas em Viena (Áustria) e trabalhou na Itália e em outros países do Leste europeu.
Lutou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e chegou a ser capturado pelo exército russo e mantido num campo de concentração.
Chegou ao Brasil em 1923 e foi morar em Pirajuí, interior de São Paulo, onde tinha um irmão. Morou também em Cafelândia e em Oriente, igualmente cidades paulistas. Faleceu em 21 de setembro de 1981 em Oriente, com 89 anos de idade. Está sepultado no Cemitério Municipal de Cafelândia.
Era especialista em arte sacra e no período de 1923 a 1966 trabalhou como pintor-decorador de igrejas, profissão que aprendeu na Europa. Pintou e decorou igrejas e capelas no interior do Estado de São Paulo (doze cidades) e uma no Paraná.
Igreja Matriz de Dourado. Foto: http://minhacidadeprecisade.blogspot.com/ |
Entre as igrejas que decorou estão as de:
- Araras
- Avaré
- Birigui
- Cafelândia
- Descalvado
- Dourado
- Guarantã
- Marilia
- Pirajuí
- Pirassununga
Francisco Paulovic não assinava suas pinturas nas igrejas. Esse detalhe pede um estudo mais aprofundado das obras a ele atribuídas, como se fez para as igrejas de Descalvado e Araras.
Sem dúvida, trata-se de mais um patrimônio a ser preservado e valorizado em Dourado. Ele tem um significado maior, que ultrapassa o interesse local. Esse patrimônio é parte integrante do acervo de um artista, representa a prática de uma época (no interior paulista) e está ligado ao tipo de formação artística recebida pelo pintor na Europa.
Bela matéria Lú!
ResponderExcluirObrigada, Ronco!
ResponderExcluir