minha cidade precisa de... Headline Animator

21 de nov. de 2011

Boa pergunta, mas... não existe o "salvador da pátria"!

No blog do Ronco, um post de ontem lança uma questão: "Dourado, onde está, para onde quer ir..." Claro, no sentido literal, continua onde está. 

No sentido figurado, é uma ótima pergunta. Não só para Dourado, mas para várias cidades da região. A resposta não depende só dos candidatos, dos políticos, dos vereadores... Não existe um "salvador da pátria"!

Depende também da política estadual e federal relativa ao desenvolvimento de cidades pequenas (relembre este ponto em cidades pequenas e desenvolvimento). E, acima de tudo, depende do envolvimento dos cidadãos com os problemas da cidade. Só criticar e colocar a culpa em um determinado prefeito ou governador não adianta. 

Para "onde vai" Dourado? Foto: caminho da extinta
estrada de ferro. L.Mascaro, 2011.
Adianta mostrar com clareza às autoridades "o que se quer", "para onde se quer ir". Muitas questões passam pelo planejamento urbano. Por exemplo, se a intenção é atrair empresas, onde o planejamento urbano prevê que elas serão instaladas? Como os trabalhadores vão se locomover até seu lugar de trabalho? 

Se a intenção é desenvolver o turismo, onde estarão os hotéis, os restaurantes? Existe um patrimônio (histórico, arquitetônico, natural, imaterial etc) atrativo? Esse patrimônio está bem tratado? Como se chega da rodoviária até o ponto turístico mais importante (existe transporte público, por ex.)? Aliás, como se chega até a rodoviária?

Sim, se deve pensar que muitas pessoas virão visitar a cidade por outros meios, não só de carro. Além disso, todas as classes sociais devem ter acesso ao turismo. (turismo é como bicicleta: não tem classe social!)

Atualmente, o planejamento urbano não se faz sem o debate com a população. Mas, se a população está ausente do debate, se abre uma enorme brecha para equívocos e políticos mal-intencionados. E assim por diante, não importa qual seja o assunto...

Hoje a internet facilita a circulação de informações. Isso pode acelerar a "ida" de cidades como Dourado para uma situação melhor. Blogs como o dourado cidade online desempenham um papel muito importante no que tange a educação patrimonial. Manter a memória viva é fundamental para construir o futuro! Parabéns ao Fernando!  

Afinal, uma cidade pequena não está condenada a ser uma "cidade de aposentados", como se diz... Seu destino depende de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário