minha cidade precisa de... Headline Animator

24 de out. de 2011

Matadouros Municipais

Matadouro de Dourado (assim como os de outras cidades) foi relembrado como patrimônio municipal pelo Grupo Ecociente. Esse prédio é testemunho de um período importante do desenvolvimento das cidades paulistas: a segunda metade do século XIX e as primeiras do século XX.

Os Matadouros Municipais foram construídos para atender a uma nova politica urbana, chamada política higienista. Ela nasce do movimento higienista, quando a medicina ainda não conhecia a ação dos microorganismos e atribuía as epidemias aos miasmas (emanações vindas de ambientes imundos contendo matéria orgânica em decomposição).

As autoridades, preocupadas com a saúde pública, criaram códigos de posturas (leis para construir e reformar) que obrigavam os prédios a serem bem ventilados, livres de umidades e iluminados.  Daí a existência de porões e janelas generosas nas residências construídas durante o período citado. 

Ao mesmo tempo, atividades que poderiam causar acúmulo de matéria orgânica e lixo passaram a ser controlados pelo poder público. Exemplos dessas atividades são o abate de animais e o comércio de gêneros alimentícios.

Para melhor exercer esse controle, as prefeituras construíram os Matadouros Municipais e os Mercados Públicos. Em geral, os matadouros são edificações localizadas fora do perímetro urbano e próximas a cursos d'água.  

A arquitetura desses matadouros é eclética (típica entre o fim do século XIX-início do XX), utiliza a alvenaria de tijolos e, por vezes, elementos em ferro. Considera-se o arquiteto Ramos de Azevedo como o introdutor desse tipo de edifícios no Estado de São Paulo.

O Matadouro de Dourado é um belo exemplar, com sua fachada imponente, sua simetria e seus grandes telhados. Além disso, está em ótimo estado de conservação e faz parte do patrimônio arquitetônico agroindustrial alimentar da cidade e do Estado. Merece ser preservado.

Ótimo texto sobre Matadouros e Mercados Municipais (prof. Ivone Salgado e Douglas Murilha): http://www4.uninove.br/ojs/index.php/exacta/article/viewFile/1944/1601

Fotos do Matadouro de Dourado e de Ribeirão Bonito:

3 comentários:

  1. Lu,
    Tanto Dourado quanto Ribeiraõa possuem prédios maravilhos. Detalhe: Os dois estavam abandonados

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Maria, "estavam abandonados"? Não estão mais?

    ResponderExcluir
  3. Ou melhor, continuam abandonados, com muita sujeira e muito entulho depositado. No de Dourado, está tb a Maria Fumaça que disseram que iriam restará-la no início deste governo. Só promessa!

    ResponderExcluir