minha cidade precisa de... Headline Animator

23 de out. de 2011

Quadras quadradas e quadras compridas

Dourado, Ribeirão Bonito e Bocaina (e outras cidades) tem mais um aspecto em comum: o desenho. Comparando os mapas abaixo, podemos ver que, nas três cidades, os centros têm quadras quadradas e os bairros têm quadras compridas. (clique nas imagens para aumentá-las).

Centro de Dourado - Quadras quadradas com
 áreas verdes nos miolos e solo mais permeável.
Fonte: Google Maps.
Bairro de Dourado - Quadras compridas,
sem árvores e solo menos permeável.
Fonte: Google Maps.


Áreas verdes: nos centros (mais antigos) há uma concentração maior de áreas verdes nos miolos das quadras. Os lotes antigos eram maiores e tinham espaço para quintais, pomares e hortas. Os lotes novos são menores, estreitos e, de maneira geral, não há espaço para "o verde". 

Assim, as regiões mais verdes e sombreadas estão em espeços privados, inacessíveis. Como as ruas carecem de árvores e as praças públicas são poucas, o espaço urbano fica quente e desconfortável.

Centro de Ribeirão Bonito - Quadras quadradas com
 áreas verdes nos miolos e solo mais permeável.
Fonte: Google Maps.
Bairro de Ribeirão Bonito - Quadras compridas,
sem árvores 
e solo menos permeável.
Fonte: Google Maps.


Solo impermeável: nos lotes maiores dos centros parte do solo não é revestido por pisos. Uma parte da água da chuva cai e é absorvida. Nos bairros, como quase todo o lote é ocupado com a construção, o solo é impermeável. Juntos, os pequenos lotes fazem uma grande área impermeável. A água das chuvas cai, se acumula e corre para as canalizações. Se as canalizações são insuficientes ou estão entupidas, qual a consequência? Inundações.


Centro de Bocaina - Quadras quadradas com
 áreas verdes nos miolos e solo mais permeável.
Fonte: Google Maps.
Bairro de Bocaina - Quadras compridas, sem árvores 
e solo menos permeável.
Fonte: Google Maps.


Novos loteamentos: desenhar um loteamento com pequenas parcelas é mais lucrativo: num mesmo espaço (em metros quadrados) é possivel criar um número maior de lotes para vender. Ao mesmo tempo, os loteadores gastam o mínimo em infra-estrutura nesses loteamentos (que são geralmente destinados à população de baixa renda).

Se uma cidade investe no planejamento urbano, ela consegue controlar esses e outros tipos de problema. 

2 comentários:

  1. Por uma cidade melhor...23 de outubro de 2011 às 14:29

    Luciana
    Em Ribeirão Bonito são poucas as árvores, além disso não cuidam das existentes. O MP está investigando um corte de uma sibipiruna centenaria. Por incrivel que possa parecer, quem autorizou o corte dessa árvore foi a agronoma da prefeitura. De acordo com ela, a árvore estava pensa, podendo cair. Na realidade há testemunhas no processo que dizem que não é verdade esse fato. O que acontece, é que ninguém liga para a falta de árvores. O bom exemplo vem da cidade de Araraquara.
    Por uma cidade melhor e com mais árvores.

    ResponderExcluir
  2. São mesmo ótimos exemplos o de Araraquara, o de Porto Alegre e o de Bruxelas: as pessoas se organizam contra o corte arbitrário das árvores.

    Acho que ainda não entendemos bem que árvores são uma necessidade!!! Ou melhor, as áreas verdes em geral. Me envie um e-mail (ou comentário) se você ficar sabendo qual foi o resultado dessa investigação em Ribeirão Bonito. Obrigada.

    ResponderExcluir