minha cidade precisa de... Headline Animator

21 de out. de 2011

Arquitetura das fazendas de café

Aproveitando o assunto "café em Dourado" - lançado pelo blog  http://douradocidadeonline.blogspot.com/ -, que tal descobrir mais sobre a arquitetura das fazendas de café?

Ou melhor, redescobrir! Certamente, muitas informações contidas no excelente livro do arquiteto Vladimir Benincasa são familiares.

Vladimir Benincasa. Velhas fazendas : arquitetura e 
cotidiano nos Campos de Araraquara 1830-1930.
São Carlos:EDUFSCar/Imprensa Oficial do Estado, 2003 
O livro se chama Velhas fazendas : arquitetura e cotidiano nos Campos de Araraquara 1830-1930 e nasceu de uma pesquisa de mestrado. O livro foi também indicado ao Prêmio Jabuti em 2004.

Vladimir Benincasa estudou a arquitetura e o cotidiano do meio rural da região outrora conhecida como Campos de Araraquara (região que se estendia desde as cuestas do Planalto Ocidental, ao norte do rio Piracicaba, até o rio Grande e rio Pardo, no centro do atual Estado de São Paulo). 


Estão incluídos no livro os municípios de Araraquara, São Carlos, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão e Gavião Peixoto. 

Ele se concentra no período que vai do final do século XIX até o início do século XX, durante o qual região passou por um ciclo de grande crescimento econômico e cultural, devido à riqueza originada do trabalho na lavoura cafeeira. 

Fazenda Pinhal, São Carlos (SP), cerca de 1830. 
Foto: Régis de Bel.




Neste período, houve a produção de um grande acervo arquitetônico, tanto urbano, como rural, hoje quase totalmente destruído ou descaracterizado

O livro registrar e documenta esta produção arquitetônica das velhas fazendas cafeeiras.  Além disso, trata também dos aspectos cotidianos da época, das questões de trabalho, da vida em família e em sociedade. Vale a pena conferir!


Para quem quiser ler um artigo relacionado, do mesmo autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário