minha cidade precisa de... Headline Animator

20 de out. de 2011

Utilização de cavalos para coleta de lixo!


Com mais de 110mil habitantes, a cidade de Schaerbeek, região de Bruxelas Capital, lançou um projeto:  um de seus três caminhões de lixo vai ser trocado por uma carreta puxada por dois cavalos

Economia:
A idéia nasceu como resposta à necessidade de se fazer economia e, ao mesmo tempo, de se tornar o ambiente da cidade mais agradável. 

Um estudo mostrou que a utilização dos cavalos para a coleta de lixo teria um impacto muito leve sobre o meio ambiente. Além disso, a aquisição de um novo caminhão de lixo teria custado muito mais caro, considerando-se o valor do seguro, do combustível e da manutenção do mesmo.

O cavalo, para facilitar os contatos:
Taram e Vouziers, os cavalos de 5 e 7 anos,
 que farão a coleta do lixo em Schaerbeek
Esse projeto tem também uma dimensão social muito importante: as pessoas vêm mais facilmente ao encontro dos funcionários da limpeza quando eles trabalham com os cavalos. “Isso cria um elo social entre os cidadãos e os funcionários da limpeza, que não são reconhecidos pelo trabalho que fazem. Esse contato é muito positivo e cumpre uma função de valorização desses funcionários. O que é muito importante porque a sua profissão não é sempre fácil”, constata o conselheiro municipal.

Além da coleta de lixo, os cavalos vão trabalhar no transporte de crianças e de pessoas com mobilidade reduzida (numa carreta especial para transporte) e, também, na rega dos espaços verdes públicos. 

Carreta que será puxada pelos cavalos Taram e Vouziers.
Os cavalos vão passar por alguns meses de treinamento, especialmente, para se habituarem ao ritmo da cidade. Eles entrarão em plena função em setembro de 2011. Quatro funcionários da prefeitura também estão recebendo formação para aprenderem a cuidar dos cavalos e a manipular as novas carretas.

É preciso realizar uma análise de adequação antes da implantação desse tipo de projeto. Mas a novidade mostra que idéias simples podem funcionar bem e que o veículo automotor não é, obrigatoriamente, sinônimo de progresso. Menos barulho e menos emissão de gases de escapamento contribuem para aumentar a qualidade de vida nas cidades.

Fonte: SchaerbeekInfo nº 127, Boletim gratuito de informação comunal, 14/03/2011

3 comentários:

  1. Lu,
    Que legal!!! Por que não aqui para nosso lado, hein? Achei barbaro!

    ResponderExcluir
  2. O que vai se gastar com cuidados veterinarios e funcionários para cuidar dos cavalos, ração etc já equipara-se ao custo com um caminhão, além de judiar dos animais..sou contra!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Anônimo e Lucimara, pode ser uma boa idéia... Não digo que seja adequada para todas as cidades. É um projeto que requer um estudo antes da sua implantação: é preciso colocar na "ponta do lapis" exatamente quais os gastos com veterinários, alimentação etc. e quais os benefícios. Se a coisa é bem feita, não há perigo de maltrato dos cavalos. Muito pelo contrário: são tratados melhor do que muita gente!

    ResponderExcluir