minha cidade precisa de... Headline Animator

18 de out. de 2011

Restauro e reforma

Restauro é um conjunto de técnicas e procediementos para conservar, consertar ou reparar obras de arte, livros, documentos, móveis e imóveis.

No restauro está embutida uma noção de conservação e é feito segundo regras e princípios. Por isso não é possível proceder como em uma livre reforma. São diferentes! 

É preciso conhecer as características dos materiais: restaurar madeira é diferente de restaurar vidro, que é diferente de restaurar ferro, que é diferente de restaurar pintura e assim por diante. 

É preciso conhecer a história e o contexto em que o bem foi produzido: por exemplo, se um prédio foi construido todo em madeira porque não havia pedra disponível no momento de sua construção, não convém utilizar pedras no momento do restauro. Isso feriria a originalidade da obra.

É necessário conhecer as técnicas antigas e atuais de restauro e conservação: sem esse conhecimento a obra pode sofrer uma má intervenção e perder seu valor original. 

O trabalho de restauro e conservação exige conhecimento, paciência e rigor, como pode ser visto no vídeo:


Várias escolas oferecem cursos de restauro e conservação, de nível técnico ou superior. Se você tem interesse, acesse os links abaixo ou procure outros na internet:

2 comentários:

  1. Lu,
    Em Dourado muitos prédios poderiam receber a restauração, porém ninguém dá o devido valor aos prédios antigos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Naiara, realmente a situação não é simples. Seria preciso fazer um inventário do patrimônio de Dourado para identificar o que deve ser conservado e como. Depois há a questão do custo. Geralmente, o proprietário não quer arcar sozinho com o preço de uma restauração. Para incentivar, a Prefeitura pode reduzir o IPTU do proprietário que conserva bem um imóvel de valor histórico e arquitetônico. Tudo depende da politica praticada no município e da colaboração das pessoas. A política e a vontade das pessoas têm que andar juntas, senão funciona.

    ResponderExcluir