minha cidade precisa de... Headline Animator

30 de out. de 2011

Bicilinha??? A bicicleta sobre trilhos!

Marcelo Braguini Ferreira. As imagens
e o vídeo foram cedidos gentilmente
 por ele (outros podem ser vistos no seu
site: www.lelotrem.com
A BICILINHA é uma idéia original do Marcelo Braguini Ferreira, morador de Lucélia (outra pequena cidade do interior paulista). É uma bicileta normal, mas se adapta às linhas de trem

O Marcelo - que adora trens e motos - resolveu pensar num meio de transporte que aproveitasse as linhas férreas de Lucélia. Lá, "de vez em nunca", ainda passa um trem... Então as linhas estão praticamente abandonadas.

Marcelo passeando na sua BICILINHA






O invento é um adaptador de bicicletas
A pessoa carrega o invento na garupa da  "bici" normal até chegar na linha de trem. Daí, instala a BICILINHA e continua seu passeio.


Uma das vantagens desse meio de transporte inédito é que o esforço para pedalar nas linhas é muito menor que nas ruas: as linhas não tem subidas e descidas. Outra vantagem é que recoloca em uso caminhos já construídos: as linhas férreas.

Além disso, em 3 ou 4 segundos o adaptador e a bicicleta podem ser tirados das linhas, caso algum trem se aproxime, o que é raríssimo!

Na Bélgica existe um veículo parecido, porém não funciona como bicicleta normal. Se trata de uma espécie de bicicleta fixa sobre as linhas de trem. Outra diferença é que a versão belga é explorada turisticamente. Segundo Marcelo, ele não pode fazer o mesmo. Como a linha não está totalmente desativada, a companhia de trem permite que ele ande com sua BICILINHA nos trilhos, mas não que ele a explore comercialmente.

BICILINHA pronta para passear.
Marcelo já fez várias viagens e passeios. E até faz uns passeios "de graça mesmo" com quem se interessa em experimentar sua invenção. 

A BICILINHA tem grande potencial turístico além de reutilizar as linhas férreas abandonadas. Merece apoio e incentivo! 

Enfim, não é por falta de inciativas que continuamos reféns do transporte sobre pneus.



Veja o vídeo: 


4 comentários:

  1. POxa meu que legal o blog aí hein!!! Parabéns!!! E para quem quiser conhecer mais sobre a Bicilinha, veja em www.lelotrem.com Abração a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Valu Marcelo! Parabéns pela iniciativa da Bicilinha!

    ResponderExcluir
  3. OEEEEEEEE!!!

    Aqui é o Marcelo, o inventor da Bicilinha citada aí. Ó… só vim avisar que desenvolvi a uns anos (mas tá no site desde o início desse ano) a Bicilinha 2 Pessoal, beeem mais leve mas de uma pessoa somante. Tá no mesmo site, http://www.lelotrem.com mas coloquei vários outros menus dela. Abração aí e vem andar um dia!! uhauhauahuahhu Marcelo – Lelo – http://www.lelotrem.com – http://www.youtube.com/lelotrem – http://www.facebook.com/lelotrem

    ResponderExcluir
  4. Marcelo trabalho em uma empresa ferroviaria. Minha cidade é muito rica em paisagens ao lado la linha ferrea. Quero saber como posso montar uma bicilinha.

    ResponderExcluir