![]() |
Marcelo Braguini Ferreira. As imagens e o vídeo foram cedidos gentilmente por ele (outros podem ser vistos no seu site: www.lelotrem.com |
A BICILINHA é uma idéia original do Marcelo Braguini Ferreira, morador de Lucélia (outra pequena cidade do interior paulista). É uma bicileta normal, mas se adapta às linhas de trem.
O Marcelo - que adora trens e motos - resolveu pensar num meio de transporte que aproveitasse as linhas férreas de Lucélia. Lá, "de vez em nunca", ainda passa um trem... Então as linhas estão praticamente abandonadas.
![]() |
Marcelo passeando na sua BICILINHA |
O invento é um adaptador de bicicletas.
A pessoa carrega o invento na garupa da "bici" normal até chegar na linha de trem. Daí, instala a BICILINHA e continua seu passeio.
Uma das vantagens desse meio de transporte inédito é que o esforço para pedalar nas linhas é muito menor que nas ruas: as linhas não tem subidas e descidas. Outra vantagem é que recoloca em uso caminhos já construídos: as linhas férreas.
Além disso, em 3 ou 4 segundos o adaptador e a bicicleta podem ser tirados das linhas, caso algum trem se aproxime, o que é raríssimo!
Na Bélgica existe um veículo parecido, porém não funciona como bicicleta normal. Se trata de uma espécie de bicicleta fixa sobre as linhas de trem. Outra diferença é que a versão belga é explorada turisticamente. Segundo Marcelo, ele não pode fazer o mesmo. Como a linha não está totalmente desativada, a companhia de trem permite que ele ande com sua BICILINHA nos trilhos, mas não que ele a explore comercialmente.
![]() |
BICILINHA pronta para passear. |
Marcelo já fez várias viagens e passeios. E até faz uns passeios "de graça mesmo" com quem se interessa em experimentar sua invenção.
A BICILINHA tem grande potencial turístico além de reutilizar as linhas férreas abandonadas. Merece apoio e incentivo!
Enfim, não é por falta de inciativas que continuamos reféns do transporte sobre pneus.
Veja o vídeo: