Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) qualquer cidadão pode pedir o tombamento deum bem.
Também é possível pedir tombamento na esfera municipal.
De acordo com o IPHAN, "Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar, aos órgãos responsáveis pela preservação, o tombamento de bens culturais e naturais"
E, de acordo com o CONDEPHAAT, "Qualquer pessoa pode pedir a abertura de estudo de tombamento de um bem"
Para saber também "o que é tombamento", "o que pode ser tombado", "como é um processo de tombamento", "como fazer para pedir um tombamento" e outras questões relacionadas, acesse:
IPHAN:
CONDEPHAAT:
Livro "Cem Anos de História", sobre a "EMEF Coronel Pinto Ferraz", que contem dados históricos e fotos da Escola e depoimentos de ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores.
|
Por exemplo, em novembro de 2010, o "Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat) tombou 126 escolas construídas entre 1890 e 1930, na Primeira República". Entre elas, a de Dourado (EMEF Senador Carlos José Botelho), a de Ribeirão Bonito (EMEF Coronel Pinto Ferraz), e a de Bocaina (EMEF Dep. Leônidas Pacheco Ferreira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário