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16 de fev. de 2012

Araraquara quer se tornar referência em mobilidade


Araraquara quer se tornar referencial em transportes com corredores de ônibus. Parceria foi firmada entre USP e Prefeitura para realizar estudos sobre mobilidade e inclui ciclovias e mais respeito ao pedestre.

ADAMO BAZANI – CBN

Araraquara, no Interior Paulista, já foi referência em transportes quando operava um dos sistemas de trólebus de maior destaque do País, entre os anos de 1950 e início dos anos 2000. Mesmo sem a volta dos ônibus elétricos, Araraquara quer voltar a ter o status e deve investir em corredores de ônibus, ciclovias, melhorar tratamento aos pedestres e modernização na sinalização de trânsito. Para isso, foi formada uma parceria entre a USP em São Carlos, também no Interior Paulista, e prefeitura de Araraquara. Foto – Arquivo da CTA – Companhia de Tróleibus de Araraquara. Fonte: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/08/araraquara-quer-se-tornar-referencia-em-mobilidade/ 

Corredores exclusivos para ônibus com o objetivo de priorizar os transportes públicos e deixar as viagens mais rápidas e confortáveis, ciclovias para estimular deslocamentos de curta e média distância sem nenhum impacto ambiental, readequação viária e do fluxo de veículos, melhor tratamento para o pedestre. São ações que podem ser consideradas, se tomadas em conjunto, como ideais para o ir e vir das pessoas com qualidade, a tão chamada mobilidade.

E Araraquara, no Interior Paulista, quer se tornar referencial no setor.

A cidade já foi destaque em mobilidade não poluente quando em 1958 foi criada a CTA – Companhia de Tróleibus de Araraquara para operar os ônibus elétricos. O sistema de trólebus parou de operar em 1999, quando havia três linhas somente. Em março de 2000 uma linha foi reativada, mas em novembro do mesmo ano, o sistema de ônibus movidos a eletricidade foi aposentado.

Mesmo sem planos de reativar os trólebus, o que é defendido por vários especialistas, a cidade quer voltar a ser referencial. Para isso, vai realizar um estudo amplo sobre mobilidade.

O estudo será possível por uma parceria oficializada nesta terça-feira, dia 07 de fevereiro de 2012, entre a unidade de São Carlos, também no interior Paulista, da USP (Universidade de São Paulo), e a Prefeitura de Araraquara.

A parceria foi assinada entre o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, e o professor titular da USP, Coca Ferraz, especialista em trânsito e transportes.

Avenidas de grande movimento como Sete de Setembro e Henrique Lupo são as mais cotadas para receber os corredores de ônibus e as ciclovias, ambas estruturas que também trazem vantagens ambientais. Nos corredores, os ônibus conseguem fazer mais viagens e com um tempo reduzido, o que deixa o transporte público mais atraente, diminuindo o número de carros nas ruas. Os ônibus também têm um melhor desempenho, não ficando no para e anda dos congestionamentos, e podem ser maiores, o que possibilita a substituição de mais ônibus de porte menor, contribuindo também para a redução da emissão de poluentes.

As ciclovias são apontadas como soluções ideais para deslocamentos sem emissão de poluição e a custos baixos. O estudo prevê a simulação de testes em laboratórios e em campo, envolvendo ônibus, bicicletas e equipamentos de sinalização.

Todo o estudo terá o apoio da Fipai – Fundação para o Incremento da Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial da USP, em São Carlos.

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