minha cidade precisa de... Headline Animator

2 de fev. de 2012

Cidades com selo de energia

A Comunidade Européia, comprometida com as metas de redução do consumo de energia, lançou várias inicativas. Entre elas está a "Directive Européenne PEB" (Diretiva Européia "Eficiência Energética de Edificações").
Fonte: http://www.bruxellesenvironnement.be/
Essa diretiva tem três frentes
  • A regulamentação das obras PEB, que impõe exigências mínimas para construções novas e grandes renovações, em termos de consumo de enregia;
  • A regulamentação do aquecimento PEB, que controla periodicamente os aquecedores e;
  • O certificado PEB, que mede a "eficiência energética" de um  imóvel, seja ele residencial, comercial ou de serviços, público ou privado.


Na Bélgica, o certificado PEB residencial passou a ser obrigatório em 2011, e deve ser apresentado no ato da venda  ou aluguel de um imóvel. 

O certificado PEB equivale ao selo de consumo dos eletrodomésticos. Mas, no caso dos prédios, não se gasta apenas energia elétrica. Por causa do clima frio, muita energia é gasta com aquecimento

Fonte: http://www.bruxellesenvironnement.be/
Esse aquecimento pode ser feito com energia elétrica, gás, carvão, madeira etc. Portanto, o certificado mede a quantidade de kWh/m2/ano e a quantidade de CO2/ano emitida pelo imóvel para aquecê-lo.

O certificado PEB influencia o comportamento das pessoas face ao consumo energético. Como é obrigatório para venda ou aluguel, o interessado no imóvel pode comparar os consumos dos prédios e preferir comprar ou alugar um mais eficiente. Consequentemente, o proprietário investe para reduzir o consumo do seu imóvel, pois ele terá mais valor no mercado.

Assim, aos poucos e em conjunto com outras medidas, as cidades européias reduzem seu consumo de energia

Afinal, o consumo de energia por serviços associados à construção constitue quase 1/3 do consumo energético da União Européia.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário