minha cidade precisa de... Headline Animator

19 de mar. de 2012

Nova Iorque opera transporte coletivo com jardineira

BioBus, um ônibus que é realmente é uma jardineira

Projeto é de designer em Nova Iorque e visa melhorar a estética urbana além das condições do ar - Posted on março 18, 2012
ADAMO BAZANI – CBN


Ônibus com jardim no teto. A ideia é de um designer da Universidade de Nova Iorque. Com jardins nos telhados, os veículos de transporte coletivo ajudariam no embelezamento urbano, na absorção do gás carbônico, redução geral da poluição e melhor aproveitamento da água da chuva. O projetista autor da ideia, Marco Antônio Cocio diz que o jardim não aumenta de forma relevante o peso do ônibus, não necessitando de alterações no veículo. 

"Muita gente que acompanha a história dos transportes já ouviu falar das jardineiras. Eram carrocerias rústicas, feitas de madeira, normalmente com as laterais abertas, implantadas sobre chassis de caminhão para transporte de passageiros. Aliás, a frente era a mesma do caminhão que tinha sua estrutura mudada a partir da cabine.

A origem do nome jardineira para estes veículos tem várias versões. Uma pela estética dos ônibus, quadrados com aberturas laterais que pareciam os vasos compridos que ficavam nas sacadas. Outra dá conta que entre os anos de 1920 e 1940, quando estes veículos rodavam pelo Brasil afora, antes da profissionalização da indústria de carrocerias de ônibus no País, diversas senhoras que viajavam usavam chapéus floridos." Continue lendo aqui a reportagem do Blog Ponto de Ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário