As "soluções" apontadas abaixo, em geral, são experiências posistivas obtidas em centros maiores. Nada garante que funcionam em cidades pequenas e médias, mas ajudam a pensar em soluções para o problema da insegurança.
No artigo Polícia (2002), de José Alberto Gonçalves, publicado na revista Superinteressante, algumas soluções são descritas:
- Envolvimento das prefeituras com a segurança local: "Cuidar da segurança vai muito além de montar uma guarda municipal. Na violenta Diadema, o prefeito (...) recebe diariamente em sua mesa um levantamento com as estatísticas de crimes cometidos na cidade. Mensalmente, o delegado, o prefeito e o comandante local da Polícia Militar reúnem-se para analisar os números do crime, avaliar ações e planejar rearranjos na distribuição e na atuação dos policiais. Semanalmente, representantes das duas polícias participam de reuniões feitas pelo prefeito em diferentes bairros do município e ouvem reclamações e propostas da população para melhorar o desempenho dos policiais." (continue lendo sobre essa experiência aqui)
- Implantar projetos de polícia comunitária.
- Criar parcerias com ONGs, como o Disque-Denúncia.
- Melhorar as delegacias
No site do Pronasci, uma longa lista de medidas de combate à violência e à criminalidade implantadas nos Territórios da Paz podem ser acessadas (algumas abaixo):
- Policiamento comunitário
- Videomonitoramento
- Mulheres da Paz
- Protejo – Proteção de Jovens em Território Vulnerável
- Criação de atividades para jovens e cidadãos em geral (Esporte e Lazer da Cidade; Praça da Juventude; Companhia de teatro Pátria Amada; Esporte à meia noite; Centro de Referência de Juventude e outros)
Outro item a ser considerado:
Exemplos de aplicação prática de algumas das medidas citadas acima:
- Mulheres da Pas e Policiamento Comunitário: http://cadaminuto.com.br/noticia/2010/08/12/mulheres-da-paz-atuam-em-parceria-com-o-policiamento-comunitario
- Livro sobre a atuação da Polícia Comunitária em 4 cidades: http://www.iadb.org/idbamerica/index.cfm?thisid=2823
- Disque-denúncia e parceria com ONG: http://super.abril.com.br/tecnologia/policia-442824.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário