minha cidade precisa de... Headline Animator

2 de mai. de 2012

Segurança nas médias e pequenas cidades - O problema

O problema: 

políticas de combate à criminalidade focadas nos grandes centros urbanos 
+ 
deslocamento da criminalidade para os pequenos centros 
segurança, tranquilidade e qualidade de vida comprometidas.

Segundo dados da Fundação SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) na década 1997-2007, as ocorrências policiais aumentaram na região de Dourado e Ribeirão Bonito:



1997
2007
Brotas
Número de Ocorrências Policiais
886
1.413
Total de Ocorrências de Crimes
619
1.043
Bocaina
Número de Ocorrências Policiais
205
624
Total de Ocorrências de Crimes
164
419
Dourado
Número de Ocorrências Policiais
205
499
Total de Ocorrências de Crimes
155
245
Ribeirão Bonito
Número de Ocorrências Policiais
376
699
Total de Ocorrências de Crimes
322
535

Fonte: http://www.seade.gov.br/produtos/imp/index.php?page=tabela

De acordo com o artigo "Criminalidade: Violência cresce em cidades pequenas", "houve deslocamento dos polos da violência para os locais com menor presença do Estado na área de segurança pública. Isso demonstra a falta de políticas específicas para combater a criminalidade em municípios de médio e pequeno porte." 

O artigo mostra ainda que as políticas públicas de combate à criminalidade estão voltadas para os centros urbanos maiores: "O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), principal ação do governo federal na área, atende apenas os grandes centros urbanos e municípios com mais de 200 mil habitantes".

Para finalizar, a pesquisa "Mapa da Violência 2011" afirma que essa situação "vai exigir esforços redobrados dos governos e da sociedade civil para interiorizar e espalhar as políticas de contenção e enfrentamento da violência”. 

Portanto, não há solução fácil e imediata para o problema. Porém, o governo (municipal, estadual e federal) em conjunto com a sociedade podem encontrar saídas. Já existem experências positivas nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário