Para além da atividade inocente de fazer um piquenique bem no meio da rua está um "ato de desobediência cívica para apropriação do espaço público", veja na matéria do http://www.rtl.be "Todos os domingos, venham piquinicar no Boulervard Anspach":
Foto: Belga Fonte: http://www.lavenir.net/article/detail.aspx?articleid=DMF20120615_00171221 |
Um piquenique juntando 2.000 pessoas aconteceu domingo passado na Praça da Bolsa por iniciativa do filósofo bruxelense Philippe Van Parijs, professor das universidades de Louvaina e de Oxford.
Seu objetivo foi de apelar os cidadãos de Bruxelas a um ato de desobediência cívica para apropriação do espaço público, durante um momento convivial (o momento do piquenique).
Fechando à circulação do Boulervard Anspach entre 12h e 14-15h aos domingos nesse verão, Freddy Thielemans (prefeito da cidade) oferece aos amadores dos piqueniques urbanos a liberdade de se encontrar na Praça da Bolsa.
Essa iniciativa está de acordo com a vontade da cidade de reorganizar o centro, dando aos pedestres muitos espaços públicos. Ela servira, além disso, de teste para avaliar a viabilidade do fechamento à circulação dessa artéria central. Um estudo de mobilidade já foi realizado.
Juntamente com os resultados de outro estudo, sobre a atratividade dos comércios, a iniciativa deverá permitir à cidade de Bruxelas de propor um plano para dinamizar o comércio do centro, criar zonas de pedestres e estabeleccer as ligações de mobilidade necessárias.
Veja mais em:
Twitter hashtag: #picnicthestreet
Facebook: http://www.facebook.com/PicnicTheStreet
Veja também iniciativa similar em São Paulo, na matéria da Folha.com:
A rua Amauri, nos Jardins, zona oeste de São Paulo, foi transformada em uma "rua verde" na tarde deste domingo. Fechada para a circulação de veículos, a via foi cenário para um evento de gastronomia, entretenimento e atrações sustentáveis gratuitas. (clique para ver as fotos e continuar lendo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário