minha cidade precisa de... Headline Animator

18 de jun. de 2012

Piquenique na rua!

Para além da atividade inocente de fazer um piquenique bem no meio da rua está um "ato de desobediência cívica para apropriação do espaço público", veja na matéria do http://www.rtl.be "Todos os domingos, venham piquinicar no Boulervard Anspach":

Foto: Belga
Fonte: http://www.lavenir.net/article/detail.aspx?articleid=DMF20120615_00171221

Um piquenique juntando 2.000 pessoas aconteceu domingo passado na Praça da Bolsa por iniciativa do filósofo bruxelense Philippe Van Parijs, professor das universidades de Louvaina e de Oxford. 

Seu objetivo foi de apelar os cidadãos de Bruxelas a um ato de desobediência cívica para apropriação do espaço público, durante um momento convivial (o momento do piquenique).

Fechando à circulação do  Boulervard Anspach entre 12h e 14-15h aos domingos nesse verão, Freddy Thielemans (prefeito da cidade) oferece aos amadores dos piqueniques urbanos a liberdade de se encontrar na Praça da Bolsa.

Essa iniciativa está de acordo com a vontade da cidade de reorganizar o centro, dando aos pedestres muitos espaços públicos. Ela servira, além disso, de teste para avaliar a viabilidade do fechamento à circulação dessa artéria central. Um estudo de mobilidade já foi realizado.

Juntamente com os resultados de outro estudo, sobre a atratividade dos comércios, a iniciativa deverá permitir à cidade de Bruxelas de propor um plano para dinamizar o comércio do centro, criar zonas de pedestres e estabeleccer as ligações de mobilidade necessárias. 

Veja mais em:
Twitter hashtag: #picnicthestreet

Veja também iniciativa similar em São Paulo, na matéria da Folha.com:

A rua Amauri, nos Jardins, zona oeste de São Paulo, foi transformada em uma "rua verde" na tarde deste domingo. Fechada para a circulação de veículos, a via foi cenário para um evento de gastronomia, entretenimento e atrações sustentáveis gratuitas. (clique para ver as fotos e continuar lendo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário