minha cidade precisa de... Headline Animator

9 de dez. de 2011

Cartilha online: "minha casa, minha vida"

Cartilha para gestores públicos e para
os cidadãos em geral. Fonte: http://raquelrolnik.wordpress.com/
2010/06/18/cartilha-sobre-o-programa-minha-casa-minha
-vida-esta-disponivel-para-download/
A cartilha "Como produzir moradia bem localizada com os recursos do programa Minha casa minha vida?
Implementando os instrumentos do Estatuto da Cidade!" está online e disponível para download.

Ela foi elaborada pela Rede Nacional de Avaliação e Capacitação para Implementação de Planos Diretores Participativos

Um dos objetivos da cartilha é orientar gestores municipais sobre como utilizar os instrumentos do Estatuto da Cidade para produzir moradia popular bem localizada

Outro objetivo é permitir que a sociedade como um todo tenha conhecimento sobre o potencial dos instrumentos do estatuto.

As infomações são do blog http://raquelrolnik.wordpress.com

Entre outras informações, a cartilha esclarece sobre:
  • Por que é importante produzir habitação social adequada em zonas consolidadas e bem localizadas
  • Por que devemos combater e utilizar os vazios urbanos
  • Por que habitação social não precisa ser na periferia
  • Por que é preciso combater o esvaziamento de áreas centrais
  • Como aplicar as ferramentas jurídicas para alcançar esses objetivos
  • Como utilizar recursos do "minha casa, minha vida" para produzir habitação social bem localizada na cidade
Material útil e importante para pequenas, médias e grandes cidades. Basta observar que mesmo em pequenos municípios como Dourado e Ribeirão Bonito, as habitações de interesse social têm sido contruídas longe dos centros e é longe dos centros que estão os bairros mais pobres.

Isso acarreta problemas diversos, tais como problemas de:
  • locomoção urbana (distâncias cada vez maiores, falta de transporte público eficiente, falta de incentivo a transportes alternativos, como bicicleta etc.)
  • subutilização das infraestruturas existentes e maior gasto com novas infraestruturas (mais quilômetros a serem asfatados, iluminados e atendidos por redes de esgotos, água, energia etc.)
  • aumento do impacto ambiental (decorrente do aumento da área ocupada pela cidade)
A cartilha explica como minimizar ou evitar tais problemas. Acesse a cartilha aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário