minha cidade precisa de... Headline Animator

3 de dez. de 2011

As universidades podem ajudar as cidades?


Já que "paira no ar" a idéia de buscar ajuda junto às universidades públicas para problemas como o da reforma da Av. da Saudade, é oportuno falar sobre as funções dessas instituições.

Em resumo, como mostram as imagens, os objetivos das universidades públicas são baseados em 3 pilares principais, que são:

  • ENSINO - formação de profissionais em diversas áreas; 
  • PESQUISA - desenvolvimento de novos conhecimentos. Significa desenvolvimento de novas tecnologias, novos medicamentos, novas teorias; é aí que se contribui para o desenvolvimento do conhecimento internacional e para a independência (ou seja, se o Brasil desenvolve sua própria vacina para uma doença, por ex., fica independente de outro país que já a produz); 
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - passagem do conhecimento para a sociedade e resolução de problemas da sociedade. Esse pilar serve justamente para que a sociedade busque ajuda quando necessário.

Fonte da imagem:
http://professorjonathascarvalho.blogspot.com
/2009/08/extensao-universitaria-no-brasil.html
Em outras palavras:

Segundo o prof. de Ciências Políticas (UNESP) Marcos Del Roio: "o objetivo da universidade pública (...) só pode ser o de desenvolver e promover um progresso intelectual de massas, ou seja, para o público, e promover a cultura, a ciência e tecnologia como bem comum da humanidade, como saber e conhecimento universais". Para continuar lendo, clique aqui.

Segundo Luiz Sugimoto, do Jornal da UNICAMP, "o papel social das universidades públicas brasileiras é (...) o tripé “ensino, pesquisa e extensão universitária”. A extensão envolve o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e científicas junto à comunidade externa, viabilizando uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade."  Para continuar lendo, clique aqui.

Assim - embora pareça que a universidade seja uma coisa distante da realidade cotidiana - ela existe pare servir a sociedade

O papel da universidade pública NÃO É atribuir diplomas para que poucos privilegiados possam se dar bem na vida! Isso é uma visão distorcida que emerge do sistema educacional brasileiro, que é problemático.
Fonte da imagem:
https://marcelopita.wordpress.com/2010/12/28/carreira-
academica-docente-ou-pesquisador/#respond

A região do interior paulista, especialmente, a nossa região é privilegiada, pois conta com várias universidades públicas nas proximidades. 

Elas podem ajudar a resolver ou minimizar problemas de engenheria, de planejamento
urbano, de trânsito, de habitação, de saúde, de cultura, de educação etc. Por que não pedir ajuda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário