minha cidade precisa de... Headline Animator

20 de jan. de 2012

São Luiz do Paraitinga está 80% reconstruída

Dois anos após inundação, São Luiz do Paraitinga está 80% reconstruída
Reportagem de 02/01/2012, do Portal Brasil

Inundação em São Luiz do Paraitinga
em 2010. Foto: Rogério Marques.
Fonte: http://blogln.ning.com  
Dois anos após sofrer uma inundação que devastou boa parte de seu centro histórico, São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, está com 80% de toda área atingida reconstruída, de acordo com a prefeitura da cidade.

Nos primeiros dias de 2010, uma enchente causada pela elevação das águas do Rio Paraitinga danificou cerca de 300 construções da cidade, desalojando e desabrigando cerca de 9 mil moradores – a população da cidade, segundo o último censo, é 10,4 mil pessoas. Boa parte do casario histórico, a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca foram destruídos.

O desafio agora, segundo a prefeitura, é de terminar a obra, principalmente a de contenção de cheias, que é um pouco mais demorada, já que envolve outras cidades.

Carnaval 2011 em São Luiz do Paraitinga.
Foto: VNews/G1
Fonte: http://www.revistareciclarja.com
A cidade era a única do estado a ter preservado um conjunto arquitetônico de construções do século 19 em bom estado e em grande número. As edificações eram fundamentais para a economia da cidade, que girava em torno do turismo, e para a realização das manifestações culturais locais, como os festejos do Divino Espírito Santo, o carnaval, as festas da Semana Santa e o Corpus Christi.

As edificações de São Luiz eram um raro registro histórico da primeira área de expansão da cafeicultura brasileira no século 19, no Vale do Paraíba. O período não é, geralmente, foco de políticas públicas de preservação de patrimônio, como ocorrem em cidades com construções do período colonial vinculadas à mineração mineira ou à economia açucareira nordestina.

3 comentários:

  1. É bom lembrar que São Luiz do Paraitinga teve um ilustre filho: o compositor Elpídio dos Santos, apelidado de Conde. Sua obra mais conhecida é a rancheira "Você vai gostar" ("Fiz uma casinha branca lá no pé da serra, você vai gostar"), lançada pelo cantor José Tobias em 1954 e inúmeras vezes regravada: Vanusa, Sérgio Reis, Grupo Raízes, Luiz Cláudio etc. Elpídio também era o compositor predileto do comediante Mazzaropi, tendo criado 25 músicas para os filmes do eterno jeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Samuel, muito bom seu comentário! Obrigada por contribuição e volte sempre!

      Excluir
    2. Para quem quiser ouvir a música cantada pelo José Tobias: http://www.youtube.com/watch?v=AbWlEomWh9Q

      Para uma versão mais recente, cantada por Renato Teixeira:
      http://www.youtube.com/watch?v=l7DZxRlQVHU&feature=related

      Excluir