minha cidade precisa de... Headline Animator

18 de jan. de 2012

Ruas feitas para matar

Ótimo texto sobre a relação entre a largura das ruas e a velocidade dos automóveis: quanto mais largas, maior a velocidade, maior o perigo para o pedestre. 


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/pra-la-e-pra-ca/ruas-feitas-matar-ou-deixar-viver-269934/

Alguns trechos do texto Ruas feitas para matar:

Foto: Rua dará mais espaço para a vida.
Thiago Guimarães
"O risco de acidentes fatais aumenta quando se permite que veículos motorizados trafeguem muito rápido. É muito pouco provável que alguém – seja um pedestre, seja o motorista – morra em decorrência direta de uma colisão com um carro a 10 km/h. Mas se esse carro andar a 50 km/h, o quadro muda bastante: é provável que pelo menos  o pedestre se machuque gravemente. E a 90 km/h, a probabilidade de morte de um pedestre é certa"

"Quanto mais larga a rua, maior a tendência de motoristas se sentirem livres para correr mais. É instintivo. Motoristas são impelidos a desenvolverem menores velocidades, se as ruas forem mais estreitas e sinuosas. Quanto mais largas e retas as ruas, maiores serão as velocidades e menor será o contato entre os moradores dos dois lados da rua. Não precisa nem de placa de trânsito para regulamentar, até porque se as normas não condizem com a forma geométrica da rua, não são respeitadas"

"por que não diminuir a velocidade permitida sobretudo nas vias que cruzam grandes aglomerados urbanos? Por que não diminuir a largura dos leitos destinados ao trânsito motorizado e ampliar o espaço para o trânsito de pedestres e de veículos não-motorizados, para o convívio dos moradores e para as áreas verdes? Ainda não encontrei ninguém – repita-se: ninguém – que explique por que seguimos fazendo justamente o contrário no Brasil. (Se você me ajudar a colocar esse assunto em discussão, quem sabe podemos encontrar respostas…)"

Um comentário:

  1. Alta velocidade não permite ganhar muito tempo.

    Nas cidades pequenas, raros são os treixos de 1 km de cumprimento ou maiores. Quem vai dirigir tranquilamente, repseitando os outros usuarios vai levar aproxidamente 2 minutos para cumprir esses 1000 metros. O pilote que tem que 'voar' vai ganhar um minutinho, arriscando a vida dele e dos outros... vale a pena?

    ResponderExcluir