Atualmente, TODOS os assuntos são utilizados na propaganda política!
Nem sempre como propostas bem fundamentadas e desenvolvidas, apenas como propaganda mesmo. Mas esse é outro assunto....
TODOS os assuntos aparecem, inclusive aqueles sobre planejamento urbano e patrimônio cultural. Já se vê candidatos mencionando anel viário, iluminação com painéis solares, transformação de prédio histórico em centro cultural etc., etc...
E ISSO É ÓTIMO!!!
Significa que assuntos como esses estão começando a fazer parte da preocupação das pessoas. Há uns tempos ainda era muito difícil se considerar arte, cultura, história, paisagem, arquiteura como assuntos importantes. Planejamento urbano, então, ninguém nunca tinha ouvido falar.
As coisas estão mudando... e para melhor!
Porém, é bom ter cuidado. Esses assuntos não podem ser resolvidos da noite para o dia. Precisam de planejamento de longo prazo, para além de um mandato de prefeito.
Voltando ao exemplo do Matadouro Municipal, fiz o seguinte comentário no facebook (e é por isso que escrevi sobre uma Lei Municipal de preservação desse prédio):
"Antes de determinar qual uso terá o matadouro (se terá), primeiro é preciso criar uma Lei Municipal que o proteja da degradação e do desaparecimento. Decidir se vai ser centro histórico, escola, restaurante ou o que for, depende de vários fatores.
É preciso um estudo sobre isso, não se pode implantar lá qualquer coisa, pois pode não funcionar e descaracterizar o prédio. Além disso, o prédio está a beira do córrego, portanto em área de proteção ambiental que restringe os tipos de usos. Se uma atitude precipitada de reforma for tomada, Dourado vai, com certeza, peder um patrimônio importante que ainda tem.
No interesse de todos, me dirijo não apenas ao candidato acima, mas a todos os vereadores atuais, à associação de Dourado e aos cidadãos interessados: se estão realmente preocupados com o Matadouro, me disponho a ajudar a escrever uma "proposta de lei" que o proteja. Esse é o primeiro passo; depois se pode pensar na restaruração e uso do prédio. Por favor, entrem em contato comigo para viabilizar isso: minhacidadeprecisade@gmail.com"