minha cidade precisa de... Headline Animator

26 de nov de 2011

Equipamentos urbanos para facilitar a leitura

Aproveitando a boa notícia de que a biblioteca das Malvinas (Ribeirão Bonito) recebeu 550 livros no último dia 24, aí vão outros equipamentos urbanos - além da clássica biblioteca - que facilitam o acesso da população à leitura:


A Bicicloteca 

É uma pequena biblioteca que circula em bicicleta pelas praças da cidade de São Paulo . O objetivo é levar a leitura para os moradores de rua. Foi criada por Robson Mendonça, que também foi morador de rua.

Por incrível que pareça, a Bicicloteca um dia foi roubada! Foi encontrada em estado lamentável e agora ganhou apoio. O Instituto Mobilidade Verde tem um site para que as pessoas possam contribuir para a construção de mais 2 Biciclotecas. Clique aqui para aceder ao site. 

A Bicicloteca. Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br

O Bondinho da Leitura

O Bondinho da Rua das Flores (Curitiba, PR) foi reformado e funciona como uma biblioteca de empréstimo gratuíto. Basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço. O bondinho está estacionado na R. XV de Novembro, esquina com R. Ébano Pereira, e faz parte do projeto Curitiba Lê durante 2011. 

O Bondinho da Leitura. 
Fonte:http://m.catracalivre.com.br
A Bibliopraça
É uma estrutura na forma de um grande livro, que, quando aberto, em forma de leque, transforma-se em prateleiras. Primeira biblioteca com estrutura fixa em uma praça na cidade de Canos (RS), e também, a pioneira em seu modelo no país.




O gerenciamento da Bibliopraça ficará à cargo da comunidade local. O cadastro pode ser feito no local, com a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. Os livros podem ser levados por uma semana. Quem quiser, pode ler na praça, sem necessidade de cadastro.




A Bibliopraça. Foto: César Barbosa
Fonte:http://tudosobreleitura.blogspot.com


24×7 Cultural 
É uma máquina de vender livros, como as máquinas de refrigerantes e de café.



Existem também as bibliotecas em estações de matrô e de ônibus. Veja aqui

Além de facilitar a leitura, essas idéias contribuem para enriquecer o espaço urbano. Elas são atrativos que incentivam as pessoas a frequentarem os lugares, sejam, praças ou ruas. 

Lugares frequentados por diferentes públicos se tornam mais seguros seguros e vivos e dificultam vandalismos, roubos, agressões etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário